sábado, 1 de agosto de 2009

Quem liga para a Liberdade de Imprensa?

Sábado, 1 de Agosto de 2009

Alerta Total

Por Jorge Serrão

A marcha dos acontecimentos institucionais é assustadora. O lado podre da força parece estar preparando um bote da pesada. Ontem, demos uma notinha aqui de que a procuradora-geral da Ve­nezuela apresentou um projeto de lei que prevê prisão para jornalistas que cometam "de­litos midiáticos". Pediu também que o Estado regule a liberdade de expressão. Nos regimes comunistas-socialistas a banda toca assim mesmo.

Acrescentamos à notinha de duas linhas que não demoraria muito para algum gênio governista inventar algo parecido aqui no Brasil. Agora, pensando melhor, lembro que nem precisa inventar. Por aqui já temos alguns setores do Judiciário que odeiam a imprensa – e não são muito chegados à liberdade de expressão. Basta que os déspotas-apedeutas de plantão apelem a eles que as sentenças favoráveis à censura são publicadas no Diário Oficial da Justiça.

Vítima fresquinha do nosso nacional-socialismo, cujas bases anti-democráticas já estão implantadas institucionalmente, é o jornal Estado de S. Paulo. O desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, proibiu ontem o Estadão de publicar qualquer informação que esteja sob segredo de Justiça no inquérito que investiga Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney. A liminar foi concedida a pedido de Fernando – cujos advogados querem impedir a publicação das conversas telefônicas gravadas com autorização judicial.

A decisão judicial impõe multa de R$ 150 mil para cada reportagem publicada. E, curiosamente, vale para toda a imprensa. Nenhum veículo de comunicação pode citar ou usar material do Estadão sobre o tema. A representação de Fernando alega que a honra da família Sarney foi ferida com a divulgação da gravação telefônica que revela o envolvimento de Sarney com a contratação do namorado da neta, por meio de ato secreto.

Manuel Alceu Afonso Ferreira, advogado do Estadão, avisou ontem que o jornal vai recorrer da decisão por entender que “há um valor constitucional maior, que é o da liberdade de imprensa”. Espera-se que os membros do Judiciário compreendam o significado deste “valor constitucional maior”. Do contrário, estamos ferrados mesmo.

Já escrevemos neste Alerta Total que os maiores inimigos do Jornalismo são a mentira, a manipulação política, os preconceitos ideológicos, a autocensura, a ignorância, a falta de humildade e o descompromisso com a Verdade – que é a realidade universal permanente. A mídia amestrada e abestada tupiniquim vem abusando, sistematicamente, de todos estes defeitos e vícios. Leia o artigo de Arlindo Montenegro: Para onde nos conduzem?

Verdadeira vanguarda do atraso patrimonialista, que faz do Estado gato e sapato (como nas melhores uniãosoviéticas da vida) vibra quando isso acontece. Nossa oligarquia odeia a liberdade de imprensa. Prefere exercer a liberdade de imprensar as consciências livres. A Justiça não pode servir aos interesses deste lado escatológico da força. Os segmentos esclarecidos da sociedade brasileira, mesmo em minoria, precisam reagir contra o nacional-socialismo já instaurado no Brasil, para deleite da Nova Ordem Mundial.

Agosto, o mês do desgosto, começa conforme o esperado...

Alerta Total de Jorge Serrão

Nenhum comentário: