terça-feira, 12 de maio de 2009

Estadão: a mentira sistematizada

Mídia Sem Máscara

Compare, meu caro leitor: o que é mais relevante? A suposta recuperação do setor agrícola (que não é recuperação, é queda em relação a 2008, o próprio jornal aponta perda de receita da ordem de R$ 5 bilhões)? Ou a profunda queda do PIB no trimestre?

Meu caro leitor, asseguro-lhe que me divirto produzindo essas notas para o Media Watch do MSM. Quanto mais o Estadão produz manchetes distorcidas e mentirosas, mais me convenço de que essa atividade aqui tem um caráter de serviço público essencial. Se eu não tivesse me dado essa tarefa não ficaria atento e a arte dos fabricantes de boas notícias está tão desenvolvida e desprovida de qualquer moralidade que até eu poderia deixar de perceber o que se passa. O real está distante das páginas do Estadão, especialmente das manchetes.

Na edição desse domingo a falta de vergonha jornalística foi tão grande que eu não podia deixar e comentá-la. É um caso paradigmático, didático mesmo, de distorção na tarefa fundamental de um jornal, que é bem informar o seu leitor. Vamos à manchete principal, à chamada de primeira página: “Agricultura se recupera e pode repetir 2008. Até ai morreu o Neves de Pirituba, nada demais. Pelo menos não vieram com manchete sobre a tal Peste Suína, que tomou conta da mídia nos últimos tempos. Na verdade, temos uma Peste Asinina, a estupidez dos acólitos esquerdistas da mídia, que tenta nos tornar a todos estúpidos por forças da repetição das mentiras.

Mas voltemos à edição de hoje. No Caderno de Economia, em letras grandes, novamente a chamada do tema, agora informando que os preços agrícolas injetarão até R$ 12 bilhões na renda dos produtores agrícolas. Ao virar a página é que vi o que verdadeiramente deveria ter sido a manchete, o grande fato do dia que o jornal não tinha como eliminar do noticiário e foi colocá-lo escondidinho na página 3: “PIB do primeiro trimestre pode ter caído 3%”, destacando na matéria que tal queda foi além das expectativas. Mais abaixo o contra ataque mentiroso para compensar: “Apesar da queda, governo confia em forte recuperação até o fim do ano”.

Compare, meu caro leitor: o que é mais relevante? A suposta recuperação do setor agrícola (que não é recuperação, é queda em relação a 2008, o próprio jornal aponta perda de receita da ordem de R$ 5 bilhões)? Ou a profunda queda do PIB no trimestre? Obviamente que a queda do PIB, mas não para o jornalismo assalariado ao governante do dia. O que esses companheiros de viagem do petismo têm feito é criminoso com os leitores. Estou até pensando em dar queixa ao Procon. Trata-se também de propaganda enganosa do governo Lula.

O Estadão hoje em dia deixou de ser um jornal para se tornar papel sujo de panfletos governamentais.

Nenhum comentário: