terça-feira, 12 de maio de 2009

Firme na missão

11/05/2009

Farol da Democracia Representativa


Acontecimentos recentes ocasionaram mudanças na estrutura do Farol da Democracia que permanece, no entanto, atuando como sempre com a serenidade de sua coerência e de suas convicções.

Mudanças inesperadas podem parecer sinais de instabilidade ou de tempestade à vista. São, porém, preocupações infundadas.

Com a saída voluntária e já anunciada de um dos seus diretores, o Farol da Democracia Representativa convidou, para a sua Diretoria Cultural, o escritor e jornalista Antonio Fernando Borges – que nos brindou com a honra e a alegria de aceitar o desafio.

Amigo pessoal do filósofo Olavo de Carvalho, Antonio Fernando Borges acumula vasta experiência de atuação profissional e de combate nos terrenos da imprensa e da cultura – além de constituir um dos nomes mais importantes da Literatura brasileira atual, um desses raros autores que, longe dos holofotes vaidosos da mídia, vem construindo uma obra consistente tanto em valores quanto em qualidade literária.

Dessa qualidade podem dar testemunho aqueles que já tiveram a experiência prazerosa e enriquecedora de ler suas principais obras – como o volume de contos Que Fim levou Brodie? (Prêmio Nestlé de Literatura de 1997) e os romances Braz, Quincas & Cia. e Memorial de Buenos Aires. Nestes últimos, por sinal, além de fazer uma defesa acirrada da consciência individual, Antonio Fernando Borges demonstra um profundo conhecimento da obra e do pensamento de Machado de Assis – o que faz dele também uma verdadeira autoridade do universo machadiano entre nós.

Depois de ter trabalhado em diversas redações de jornais e participado da edição de publicações literárias e empresariais ao longo de quase três décadas, Antonio Fernando Borges conhece como poucos (e sentiu na própria pele) a situação atual da cultura brasileira: um triste estado de coisas, onde escolas, imprensa e intelectualidade estão a serviço (nem sempre de maneira consciente) de um projeto que nada tem a ver com os valores que fundamentaram nossa civilização ocidental desde sempre.

É com esta valiosa bagagem que Antonio Fernando Borges vem se unir à luta do Farol. Estamos certos de que tanto sua experiência anterior acumulada quanto suas atividades atuais (em consultoria de marketing político e Gestão de Capital Intelectual na área empresarial) constituem um reforço significativo para os nossos quadros.

Mudam-se os tempos, mudaram alguns integrantes. O Farol, no entanto, em nada mudou: continua firme apontando para o rumo de sempre, direcionando sua luz para as perspectivas engrandecidas de um futuro pleno de projetos e lutas. E, mais do que nunca, em defesa da Liberdade, da Individualidade e da Dignidade Humana – pilares fundamentais da Liberal-Democracia Representativa.

Jorge R. Pereira
Presidente do FDR

http://www.faroldademocracia.org/editorial_unico.asp?id_editorial=282

Nenhum comentário: