terça-feira, 5 de maio de 2009

O verdadeiro 'negócio' por trás da visita de Ahmadinejad

Terça-feira, 5 de Maio de 2009

Movimento da Ordem Vigília Contra Corrupção

IRANIANO TEM MOTIVO DE SOBRA PARA VIR AO BRASIL


Em poucas horas tivemos o anúncio do cancelamento, seguida de reconfirmação da visita do presidente do Irã, e, agora, de um novo cancelamento. Parece tática do Hamas para confundir seus inimigos. Mas vamos ao que interessa. O Mahmoud Ahmadinejad tem motivos de sobra para vir ao Brasil, e o Lula tem mais motivos ainda para querer que ele venha.

O real motivo da visita de Ahmadinejad no país não são apenas os acordos comerciais (de fachada), mas sim, as cláusulas secretas que constarão nesses acordos, que incluem a cooperação nuclear entre os dois países, envolvendo a exploração de urânio com tecnologia russa e vendas de armas.

É lamentável, mas o Lula está nos arrastando para o OLHO do furacão. Nossa sorte é que o Bush já não é mais o presidente, pois seríamos "alvo" na certa. De qualquer forma, o Obama está bem próximo de significar o nosso azar, pois as peças estão se movimentando perigosamente aqui na AL, e bem debaixo de seu nariz.

Lula não é apenas tolerante com as ideias extremistas do iraniano. Ele é também, o “cara”. Leiam abaixo o Relatório do DEBKAFILE – publicado hoje, 04 de maio – Exclusivo - traduzido para os leitores do MOVCC. Arthur/Gabriela




BRASIL SALTA A BORDO DO BONDE IRÃ-LATINO (bandwagon)

As políticas dos EUA e de Israel sofreram outro grande revés, pois o Brasil irá vender grandes quantidades de urânio ao Irã. O acordo será anunciado durante a visita de Mahmoud Ahmadinejad à Brasília esta semana, com uma comitiva de 110 representantes de 65 empresas iranianas. Irá incluir cláusulas secretas abrangendo a cooperação nuclear e reciprocidade na venda de armas para o Irã, que continua firme em sua marcha de conquista da América Latina.


Hugo Chávez não foi o único padrinho dessa operação Brasil-Irã; existe outro fio de contato que é Sergei Kiriyenko, chefe da Comissão de Energia Atômica da Rússia (como já revelamos pela primeira vez no DEBKA-Net-Weekly 392 em 17 de abril: Olho nuclear do Irã no Brasil).

O funcionário russo orientou Teerã para o elevado potencial dessa ligação, tanto para ganhar nos negócios como para implantar seu grande jogo no quintal da América.

Sexta-feira, 1 de maio a. Secretária de Estado Hillary Clinton classificou a visita de Ahmadinejad à Brasília como "bastante preocupante." Ela disse: "Eu não acho que no mundo de hoje, num mundo multipolar, em que estão competindo por atenção e por relações com os russos, chineses e iranianos, que seja do nosso interesse virar as costas ao nosso próprio hemisfério ".

Na semana passada, Teerã assinou um pacto com ampla cooperação militar em Caracas.

Para além dos acordos comerciais e de cooperação pública, Ahmadinejad assinará com o presidente brasileiro Luiz Inácio da Silva, um intercâmbio de produção de armas nucleares e de peritos. Mas Teerã está interessado mais do que tudo é na extensa reserva de urânio do Brasil. Em outubro passado, Kiriyenko visitou Brasília e ofereceu ao país os seus modernos exércitos russos e tecnologia de extração do urânio através de novas centrais nucleares e de supercondutores.

Cientistas russos inquiridos afirmam que 25-30 por cento do território brasileiro tem depósitos de urânio em profundidades rasas, mesmo limitada, durante a pesquisa descobriu-se reservas de 350000 toneladas, coisa que o tsar russo acredita que poderá ser aumentado em pelo menos de três - a dez vezes mais.

Kiriyenko planejou para ganhar a concessão para o desenvolvimento de minas de urânio do Brasil, oferecer prontamente ao seu governo um grande cliente: o Irã

Fontes do DEBKA file's Washington afirmam que o presidente Barack Obama fracassou em sua tentativa de dissuadir as transações do Brasil-Irã, durante sua reunião com Luiz Inácio da Silva, com quem se reuniu na Casa Branca em 14 de março e elogiou durante a cimeira do G20 em Londres em 2 de Abril - tentando avançar nos laços nucleares do Irã.

Israel foi igualmente vencido no uso dos seus contatos no continente para cancelar a visita do presidente iraniano ao Brasil.
DEBKAfile Exclusive ReportTradução de Arthur para o MOVCC

5/04/2009 05:05:00 PM

Nenhum comentário: