quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Incompetência nas negociações com as Farc

Mídia Sem Máscara

Os livros "Correspondência secreta do Processo de Paz" e "Cessar o fogo", escritos por Jacobo Arenas, corroboram que às FARC só lhes interessava negociar com alguém frouxo como Belisario e com um linguarudo como Otto Morales.

Otto Morales Benítez, assessor de paz durante o governo de Belisario Betancur, corroborou que a inaptidão, a incompetência e o desconhecimento do Plano Estratégico das FARC, por parte dos presidentes da República e dos negociadores de turno, são as principais causas para que não se tenha conseguido a desmobilização das FARC.

Ele transferiu para terceiros a responsabilidade derivada de sua incapacidade. Asseverou que as FARC tinham sim, intenção de se entregar, segundo ele, porque conhecia Tirofijo desde quando o velho terrorista era um moçoilo em Génova Quindío.

Os livros "Correspondência secreta do Processo de Paz" e "Cessar o fogo", escritos por Jacobo Arenas, corroboram que às FARC só lhes interessava negociar com alguém frouxo como Belisario e com um linguarudo como Otto Morales, para bajular, dilatar os prazos e continuar o projeto terrorista para a tomada do poder. Tal negociação era uma passagem tática dentro de sua estratégia, porque não incluía nem desarmamento nem entrega dos bandidos à justiça e, no fundo, pretendia a legitimação nacional e internacional a longo prazo. Inclusive Jacobo Arenas destacou a deslealdade para com os colombianos do comunista Rojas Puyo, membro da Comissão de Paz, moleque de recados e agente de inteligência de Tirofijo e Jacobo Arenas na Comissão oficial.

Por sua parte, as FARC continuaram seqüestrando civis, assassinando camponeses e recrutando menores de idade como consta nos livros "El Cartel de las FARC", "Selva Roja" e "En el Infierno", segundo documentos encontrados pela Sétima Brigada em Casa Verde [1] em dezembro de 1990. Morales muito menos menciona as comissões temáticas com mais de 500 pessoas, ansiosas por protagonismo pessoal, porém desconhecedoras da intencionalidade estratégica das FARC e do Partido Comunista.

Nesses dias o general Landazábal, ministro da Defesa, pôs a descoberto o programa estratégico planejado durante a sétima conferência das FARC, o qual assinalava a deterioração de uma guerra popular prolongada à moda comunista.

O ELN negou-se a dialogar, que o diálogo era uma farsa, que o M-19 queria mais publicidade que o próprio Belisario, ou a quantidade de estúpidos funcionais que desfilaram por Casa Verde para aparecer como os mecenas da paz, como por exemplo, César Gaviria, Enrique Santos, Noemí Sanín, Ramiro Lucio, Rafael Pardo Rueda, Alvaro Leyva, Alfonso López e outros personagens, idiotas úteis do show publicitário das FARC, que nesse mesmo momento incursionaram no narcotráfico, no narco-terrorismo e lançaram a primeira parte do Plano Estratégico.

Talvez Morales tenha problemas de Alzheimer, porém nem tantos para que lave as mãos, nem muito menos para que os colunistas de oportunidade minimizem os fatos com versões superficiais, e esqueçam que Belisario Betancur iniciou vinte anos de desgoverno e falta de autoridade complementado, sem exceção, por seus sucessores Virgilio Barco, César Gaviria, Ernesto Samper e Andrés Pastrana, ao longo de vinte anos de vergonha histórica compreendidos entre 1982 e 2002.

*Analista de assuntos estratégicos - www.luisvillamarin.com

Nota da tradutora

[1] "Casa Verde" era a sede das FARC em Uribe, Meta, desde 1965, quando o Exército os desalojou de Marquetalia.


Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: