quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ONG's latinas se mobilizam contra o Foro de São Paulo

Mídia Sem Máscara

Fuerza Solidaria | 16 Setembro 2010
Notícias Faltantes - Foro de São Paulo

Manifestantes das ONG´s Fuerza Solidária e UnoAmérica, acompanhados da esposa de Alejandro Peña Esclusa, Indira Ramirez, realizaram protesto pacífico contra a prisão de presos políticos em frente a sede da OEA. Uma delegação da UnoAmérica foi à ONU alertar seu Alto Comissionado de Direitos Humanos sobre as ações do Foro de São Paulo na América Latina.

Caracas, 15 de setembro (Fuerza Solidaria) - Um forte grupo de manifestantes se apresentou ante a sede da OEA, localizada em Las Mercedes, para expressar seu rechaço ante o encarceramento de Alejandro Peña Esclusa, que completou dois meses recolhido no SEBIN após ser privado de sua liberdade, em um procedimento judicial atroz e calunioso que viola os direitos humanos e constitucionais deste venezuelano.

Os manifestantes usavam camisetas estampadas com um foto de Peña Esclusa e portavam cartazes que diziam:

"Não mais Presos Políticos, libertem-nos já!". "Se pensar como Peña Esclusa é um delito, levem-me preso também!". "Tragam Chávez Abarca para interrogá-lo". "Libertem a juíza Afiuni". "Processem os responsáveis pela morte de Franklin Brito".

Ao mesmo tempo, gritavam palavras de ordem exigindo a imediata libertação de Peña Esclusa e dos outros 28 presos políticos da Venezuela.

A esposa do processado, Indira Ramírez, ressaltou que o caso de seu esposo vem engrossar a lista de perseguidos e presos políticos de Hugo Chávez, que a cada dia é maior.

Há anos a comunidade internacional e especificamente a OEA vem recebendo denúncias de venezuelanos que, em seu desespero ante a ausência de justiça na Venezuela, acodem a esse organismo e pedem aos países de vocação democrática que atuem para evitar que este projeto totalitário se fortaleça e se expanda por toda a região.

Por outro lado, Indira Ramírez acompanhada por Leocenis García, Jackeline de Guevara, Luis Marín, Elias Buchszer, Luis Betancourt, Jorge Rojas, Noel Leal, Carmen Sofía Leoni, Fanny Bello e Pedro Paul Betancourt, entre outros, entregou uma carta à senhora Beatriz Fellner - representante da OEA -, denunciando que o caso de Alejandro Peña Esclusa "é escandaloso porque se encarcera um político com um alto perfil nacional e internacional, simplesmente por se opor a Hugo Chávez e a seus aliados internacionais, reunidos no Foro de São Paulo. O único objetivo é levá-lo a julgamento, condená-lo e inabilitá-lo politicamente", declarou.

Entre outros documentos, a senhora Peña Esclusa entregou uma pasta com um informe jurídico que denuncia o uso dos corpos de segurança do Estado e do Poder Judiciário para incriminar e encarcerar um venezuelano inocente, e que, ademais, existe uma grosseira manipulação da evidência que, inclui a plantação de explosivos no escritório de sua filha de oito anos.

Em seguida, relatou que Alejandro Peña Esclusa tem sido perseguido pelo governo há anos. Foi preso no ano de 2002, foi objeto de inúmeros julgamentos e investigações, e foi vítima de uma feroz campanha de desprestígio pelos meios de comunicação do Estado. "Entretanto, nunca conseguiram provar nenhum delito. Meu esposo não tem antecedentes penais e a única opção que o governo tinha para criminalizá-lo era invadir nossa casa de noite, para assim plantar o explosivo e tratar de vinculá-lo com o suposto e ausente terrorista Francisco Chávez Abarca", disse.

Além disso, o jornalista Leocenis García exigiu à Mesa da Unidade a incorporação imediata da juíza María Lourdes Afiuni à lista de candidatos dessa instituição, para as eleições do próximo 26 de setembro à Assembléia Nacional.

No passado 13 de julho, a União de Organizações Democráticas da América,UnoAmérica - plataforma de 200 ONGs latino-americanas presidida por Peña Esclusa - solicitou medidas cautelares para o detido ante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Hoje pela manhã, a senhora de Peña Esclusa ratificou a solicitação.

Ontem, outra delegação de UnoAmérica viajou a Genebra e apresentou o caso de Peña Esclusa ante o Alto Comissionado de Direitos Humanos da ONU.

Segue matéria:

UnoAmérica apresenta na ONU casos de presos políticos
UnoAmérica

Genebra, 15 de setembro - Uma delegação da União de Organizações Democráticas da América, UnoAmérica, foi recebida ontem por três funcionários do Gabinete do Alto Comissionado de Direitos Humanos da ONU.

O objetivo da audiência foi apresentar um volumoso processo de prisioneiros políticos encarcerados injustamente pelos governos da Argentina, Uruguai e Venezuela.

Além disso, entregou-se ao Alto Comissionado uma pasta sobre o caso do Presidente de UnoAmérica, Alejandro Peña Esclusa, que se encontra ilegalmente detido nos calabouços da polícia política venezuelana.

Os delegados de UnoAmérica aproveitaram a oportunidade para explicar o que é o Foro de São Paulo e como funciona, seus métodos para destruir a democracia, ascendendo ao poder pela via eleitoral, para depois utilizá-lo em detrimento das instituições.

Em seguida, expuseram como os governos vinculados ao Foro de São Paulo violam os direitos humanos, cerceiam a liberdade de expressão, fecham meios de comunicação e perseguem a dissidência.

Os funcionários tomaram a devida nota das denúncias e se iniciaram os trâmites para formalizar oportunamente as acusações correspondentes.

A delegação esteve composta por Liliana Raffo de Fernández Cutiellos, Betty Brandan, Greta Johansson, Jorge Mones Ruiz e Raúl Villasuso, os quais viajaram à Genebra depois de serem recebidos no Vaticano pelo Presidente do Pontifício Conselho de Justiça e Paz.

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: