sábado, 11 de setembro de 2010

SOMBRIAS FORMAS DE REPRESSÃO

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Viver de Novo

Por Arlindo Montenegro

Em recente entrevista ao repórter Geoffrey Goldberg, da revista americana Atlantic, o coma andante Fidel Castro confessou que o modelo comunista cubano fracassou. Mas não disse que a repressão continua prendendo e matando, expatriando... E agora se sabe mais uma! Para atrair e formar defensores do modelo guerrilheiro, o governo oferece "bolsas de estudo para estudantes estrangeiros". Um programa de "solidariedade revolucionária".

Foi assim que chegaram à ilha 1000 estudantes de medicina do Paquistão. A moçada de uma cultura tão diferente e de religião muçulmana, foi isolada num edifício adaptado, numa fazenda estatal de cítricos, desativada, na província de Matanzas. Insatisfeitos com as condições do ensino, os moços entraram em greve. Autoridades cubanas mobilizaram o embaixador do Paquistão e os moços recuaram.

A notícia foi devidamente abafada. Mas em Março deste ano, estourou uma nova greve. O embaixador do Paquistão não foi chamado. Os moços davam curso a reclamações da inexistência de um hospital para as práticas escolares, da falta de um cadáver para as aulas de anatomia... ou seja um curso de medicina discursivo. Reivindicavam um mínimo de qualidade no ensino.

Somente agora, como se vê no vídeo, a notícia transpirou. Um cubano do ministério de relações exteriores, ameaça os estudantes. Os militares da tropa de choque com baionetas armadas. Quinze moços foram presos como líderes do movimento, escolhidos à revelia pelos repressores cubanos. Foram repatriados.

Quanto aos outros, o "negociador" cubano declara no vídeo: "Não vamos tolerar indisciplina! E a nossa mão não vai tremer..." Um discurso ameaçador, bem na linha do terrorismo de estado acostumado a reprimir milhões de cubanos, neste meio século de tirania, que o "bom" velhinho reconhece ter sido um fracasso.

Entretanto, de promessa em promessa, nenhuma mudança no panorama em que a liberdade política foi varrida do mapa. Nada para modificar o modelo, em que a manifestação do pensamento é punida com prisão. Expatriaram alguns para a Espanha, cercando o ato com farta propaganda, para ganhar tempo e aprovação dos comunistas companheiros, como o brasileiro presidente Lula.

Sabem que se largam o osso do poder, os podres serão lançados ao ventilador, desmoralizando todos quantos são responsáveis, defensores e beneficiários da cruel experiência. Os marcotraficantes Castro, espalharam as drogas pela Américas, construíram um invejável patrimônio fora da ilha, continuam ligados ao tráfico de armas e drogas e posam de heróicos e virtuosos.

Como pousam de heróicos e virtuosos todos estes "democratas" ditadores populistas, que negam a informação verdadeira aos seus povos, que invertem o significado das palavras e esmagam qualquer oposição, devem muito, têm muito a explicar. Temem que a podridão seja exposta e um estado de direito democrático possa punir seus crimes.

Alem do vídeo abaixo, este canal possui arquivos de militares cubanos e personalidades diversas, que foram íntimos da gangue dos Castro e conseguiram fugir: um ex guarda costas, o empresário que abriu as empresas para o tráfico de armas, drogas, marfim e diamantes, empresas de navegação, bancos na Inglaterra, todos de propriedade dos Castro. Mas os companheiros não divulgam este lado obscuro da mentalidade "ética" dos revolucioários, nem da fome dos cubanos.

Cuba depende hoje da Venezuela, como antes dependia da União Soviética e da China. Os socialistas da América Latina e seus governantes dependem da mística revolucionária. Este osso eles não querem largar, custe o que custar aos povos deste continente. A repressão em várias formas é a arma que sabem dominar.


A última noticia é que o coma andante voltou atrás em sua declaração: "não foi o que disse, fui mal interpretado"... o modelo repressivo continua funcionando.

Postado por Montenegro às 23:02

Nenhum comentário: