terça-feira, 28 de setembro de 2010

UnoAmérica denuncia sistema eleitoral venezuelano

Mídia Sem Máscara

A organização presidida pelo colunista do Mídia Sem Máscara Alejandro Penã Esclusa, preso político do regime chavista, denuncia a farsa das eleições na Venezuela.

Bogotá, 27 de setembro - A União de Organizações Democráticas da América, UnoAmérica, criticou duramente o sistema eleitoral venezuelano "posto que não reflete a vontade popular".

Depois das eleições parlamentares realizadas ontem, UnoAmérica emitiu um comunicado onde expressa: "Não se explica como a oposição, tendo obtido a evidente maioria do voto total (52 por cento), tenha alcançado só um terço dos deputados. Obviamente o sistema está planejado para favorecer indevidamente o oficialismo". "O governo venezuelano afirma que possui o melhor sistema eleitoral do mundo, por ser automatizado. Entretanto, o primeiro boletim se emitiu oito horas depois do fechamento das mesas, muito mais do que tarda em países com voto manual, o qual lança suspeitas sobre os verdadeiros motivos do atraso", diz o comunicado.

UnoAmérica também critica algumas inconsistências nos resultados, como é o caso do estado Carabobo. "É uma região claramente opositora, entretanto, o oficialismo obteve o dobro dos deputados alcançados pela oposição".

UnoAmérica acrescenta ao dito anteriormente: a vantagem oficial, o uso dos meios de comunicação do Estado para fazer campanha, autoridades eleitorais parcializadas, a participação aberta de Hugo Chávez, sem ser candidato, a presença de grupos irregulares armados para amedrontar a oposição, o fechamento de meios de comunicação dissidentes, como é o caso da RCTV ou a ameaça a outros como a Globovisión, o qual impede uma cobertura equilibrada, e um Registro Eleitoral viciado, para mencionar alguns elementos que distorcem a vontade popular.

O presidente de UnoAmérica, o dirigente venezuelano Alejandro Peña Esclusa, encontra-se ilegalmente detido na sede da Polícia Política, o Serviço Bolivariano de Inteligência (SEBIN). UnoAmérica considera que uma das razões de seu encarceramento é por sua posição crítica a respeito do sistema eleitoral. Peña Esclusa vem advertindo que os resultados eleitorais não refletem a vontade popular.

UnoAmérica é uma plataforma que aglutina 200 Organizações Não-Governamentais (ONGs) de toda a América Latina, cujo objetivo é defender as liberdades e a democracia na região.

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: