sexta-feira, 10 de abril de 2009

ENTREVISTA COM O PROCURADOR GILBERTO THUMS - ZERO HORA

Papéis avulsos – Heitor de Paola


MP X SEM-TERRA


“Se estou sozinho, estou errado”


Entrevista: Gilberto Thums, PROCURADOR DE JUSTIÇA

Um dia depois de admitir a possibilidade de mudar a sua opinião a respeito do funcionamento das escolas itinerantes, o procurador Gilberto Thums conversou com Zero Hora e com a Rádio Gaúcha. A seguir, a síntese das entrevistas:

Pergunta – O que fez o senhor mudar de ideia em relação ao fechamento das escolas itinerantes?

Gilberto Thums
– O problema é que no momento há um caldeirão fervendo. Existe pressão de todos os lados. Inclusive da área técnica do MEC dizendo que as escolas têm uma função importante e que existe a possibilidade de um ensino diferenciado. Dizendo que a visão do MP é radical e que estamos em conluio com o governo estadual. Achei de bom senso que uma comissão de promotores que são neutros, ligados à Infância e Juventude para que esse termo fosse revisto.

Pergunta – O que fez o senhor se sensibilizar e concordar em buscar um meio-termo?

Thums
– Ouvi a fala da professora do Conselho Estadual de Educação, os discursos das deputadas (ambas do PT) Stela Farias e Marisa Formolo. A deputada Mariza disse que mais triste do que não ter educação de qualidade é não ter direito à educação. Essa frase para mim foi impactante. Fiquei bastante tempo pensando nela. Então, ninguém pode ser tão radical. Todo radicalismo extremado leva à irracionalidade.

Pergunta – Não é pior as crianças não frequentarem nenhuma escola?

Thums
– Frequentar escola do MST e não frequentar nenhuma dá na mesma. Igual não há controle. Ninguém sabe quantos dias as crianças frequentam a escola, ninguém conhece o programa mínimo que ela recebe na escola. Honestamente, vai mudar muito pouco.

Pergunta – Por que o senhor está tirando o time de campo?

Thums
– É uma posição suicida. É de extrema antipatia. Sou demonizado em todos os sites do mundo relacionados com o MST. Não tenho apoio do Ministério Público em geral no país inteiro. Então, se eu estou sozinho, estou chegando à conclusão de que estou errado. A pressão é muito forte.

Pergunta – Inclusive no Ministério Público?

Thums –
Não, aqui eu tenho plena liberdade. O problema é que a minha posição é antipática, de grande desgaste da instituição.

Pergunta – Que pressões há sobre o Ministério Público?

Thums
– O que mais me chocou foi, no final do ano, uma moção de repúdio pelo grupo de promotores ligados aos direitos humanos, afirmando que a atuação do MP estaria violando direitos. É claro que eles não sabem o que está se tratando.

Pergunta – O senhor decidiu se afastar por pedido da nova procuradora-geral?

Thums –
Não, ela não me pediu nada. Mas meu comportamento tem a ver com o discurso da Simone, no sentido de apaziguamento. Estou sensibilizado pelo momento da administração do Ministério Público porque já são muitos os problemas.

Pergunta – Que pressões o senhor recebe de outras instituições?

Thums
– Estou sendo minado por todos os lados. Sofro pressão até nas universidades, até dos intelectuais. Estou sendo demonizado em todos os sites da rede mundial, inclusive internacionais. Tenho de rever essas coisas. Uma pessoa não pode achar que só ela está certa e o mundo errado. De repente, então, estou errado. Coloquei meu nome no google e tem mais de 150 mil ocorrências, inclusive em sites religiosos. A minha fotografia é colocada ao lado de Hitler. São coisas que só me desgastam.

Pergunta – O senhor se sente ameaçado?

Thums
– Estou recebendo muitos sinais fortes. Tudo que falo com as pessoas em off pelo telefone está sendo gravado. Recebo mensagens de voz com as gravações da minha própria conversa. Recebi cinco mensagens. Aconteceu também de uma pessoa jogar o carro contra mim enquanto estava fazendo as minhas corridas. Na hora, achei que fosse um louco. Depois que passou o susto, fiquei pensando a que se deve isso. Talvez eu esteja com paranoia, mas muitas coisas estão mudando na minha rotina diária.

Pergunta – O senhor imaginou que a sua sugestão de fechar as escolas traria tanto problema?

Thums
– Eu imaginei que os pais matriculariam seus filhos em escolas públicas. A gente não avaliou o poder do movimento. O movimento é mais forte do que qualquer instituição. Eu não imaginaria que eles iriam mesmo enfrentar essa decisão. Tenho a impressão de que, no futuro, vão me dar razão, vão reconhecer que eu não era tão louco assim.


Publicada em ZERO HORA

http://www.heitordepaola.com/publicacoes_materia.asp?id_artigo=815

3 comentários:

Ernesto Netto - DUDO disse...

Sr. Gilberto Thums, o senhor não esta sozinho. Eu e a grande maioria do RS, que é ordeira, trabalhadora e pacífica, estamos juntos com o senhor. Peço que não desista da sua luta contra os que tentam pela força e pela ilegalidade (MST) atacar pessoas de bem e doutrinar crianças.
Namoro uma Promotora de Justiça e sei da pressão que a classe sofre quando tenta combater desvios e ilegalidades, principalmente quando os envolvidos estão ligados a partidos políticos.
Sr. Thums o senhor não esta sozinho, não desita.
Ernesto Netto

Unknown disse...

Os brasileiros, homens e mulheres de bem, devem unir-se ao esforço do Sr Thums. Certamente a pressão que recebe é orquestrada por canalhas como o Sr Stedile, encarnação brasileira de assassinos como Stalim e Lenim. Gostaria de ter o e-mail deste Procurador da Justiça para iniciar um movimento de apoio entre os meus amigos e conhecidos, todos interessados e dispostos a lutar pelo fim deste absurdo hoje chamado de MST e que amanhã, se nada for feito, com certeza, chamar-se-á Forças Armadas Revolucionárias do Brasil! O Sr Stedile e sua gangue estão preparando uma geração de brasileiros para, sob a égide do ódio, banhar de sangue o solo da Pátria. A lei está para o bandido assim como a Cruz está para o demônio! Não desista Sr Thums, eles temem a lei, eles o temem, eles temem o bem, a ordem e o direito! Conte conosco!
Gen Paulo Chagas
pchagas58@gmail.com

Anônimo disse...

Sr. Thums, tenho certeza de que a grande maioria da população aplaude sua luta contra estes desordeiros, que se escondem sob a máscara de "Sem Terra", apoiados por outros bandidos que nunca trabalharam e são mantidos com o dinheiro público, arrancado de nossos bolsos com esta carga tributária avassaladora da qual não temos como escapar. O sr. Stedile e seus comparsas são anarquistas que querem se apoderar de bens alheios, adquiridos com trabalho justo e honesto ao longo dos anos; a interrupção de estradas, impedindo o direito dos cidadãos que trabalham, de ir e vir, é um absurdo sem precedentes neste país! E assim com todas as ações ilegais que este bando de marginais, seguidores de Fidel Castro e sua tropa ditadora, praticam ao longo dos anos. Por que não vão para Cuba, já que admiram tanto o regime de lá e ficam cantando hinos de louvor exaltando-os? Poderiam usar o dinheiro público que os mantém para fazer a viagem; aposto que a população aprovaria totalmente neste caso. Sr. Thums, estamos com você, aplaudindo sua coragem de enfrentar esta máfia de desordeiros, em defesa do direito dos cidadãos de bem, que trabalham para conseguir manter uma vida digna.
Luiza Martins
ciapoa@yahoo.com.br