domingo, 24 de fevereiro de 2008

Retratos de Fidel para todos os gostos

Sábado, Fevereiro 23, 2008

Retratos de Fidel para todos os gostos


Edição de Polêmicas de Sábado do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com/

Por Jorge Serrão

Fidel Castro abriu mão do poder esta semana. Mas só Deus sabe se conseguirá vencer a enfermidade não revelada que o obrigou a transferir o poder, há um ano e meio, a seu irmão Raúl. Em comunicado oficial no jornal oficial Gramma, terça-feira passada, o líder cubano abriu mão da reeleição em 24 de fevereiro como chefe de Estado. “Aos meus estimados compatriotas, que me fizeram a imensa honra de me eleger em dias recentes como membro do Parlamento, lhes comunico que não aspirarei nem aceitarei – repito - não aspirarei nem aceitarei, o cargo de presidente do Conselho de Estado e comandante-chefe". Fidel admitiu não estar "em condições físicas" de encabeçar outro mandato presidencial, embora goze, segundo ele, de "domínio total" sobre suas faculdades mentais.

Fidel se afastou temporariamente do poder em 31 de julho de 2006, depois de uma operação intestinal que o manteve, segundo disse, à beira da morte. Não é visto em público desde então, exceto por fotos e vídeos. Aos 81 anos de idade, Fidel foi o governante que ficou mais tempo no poder em mais de um século. Há pouco mais de um mês, Lula fotografou Fidel, que posou sorridente, em uma poltrona, com o rosto apoiado em uma mão e vestindo agasalho esportivo Foto AFP). A história oficial (sempre mal contada) revela que Fidel sobreviveu a mais de 600 tentativas de assassinatos por parte da CIA. Verdade ou mentira? Eis a questão.

Fidel é uma lenda viva da chamada esquerda mundial. Também é um mito odiado pela chamada direita global. Já que toda ideologia é uma forma de dominação, o Alerta Total oferece aos leitores quatro retratos de Fidel. Que cada um escolha o perfil que mais bem convier.

Postado por Alerta Total de Jorge Serrão às 08:42

Nenhum comentário: