quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CLUBE DOS 16% OU A ASSOMBROSA BURRICE DA “OPOSIÇÃO” BRASILEIRA


Papéis avulsos - Heitor De Paola

Desde que recebi o primeiro de mais de uma centena de emails falando do tal Clube dos 16% lançado por Mauro Chaves no Estadão me convidando a aderir, nem me dei ao trabalho de ler mais do que 4 “artigos” e vi logo que se tratava de mais uma palhaçada e imbecilidade da “oposição” nacional. Pois só mais tarde alguns amigos me chamaram a atenção para o trágico artigo 18º:

Art. 18: Os integrantes desta sociedade consideram Oscar Niemeyer o talentoso artista que faculta a presença de pessoas dentro de suas esculturas - chamadas de prédios -, mesmo que estas lá se sintam desprovidas de serviços não escultóricos, próprios das necessidades da natureza humana.

Se não bastassem as outras críticas que eu já antecipara, um grupo que dá tal importância a um comunista da estirpe de Niemeyer não merece a mínima consideração e não tem direito de se dizer de oposição. Oposição a quê, exatamente? Ao comunismo certamente não é! Parece ser mais uma chanchada sem nenhuma ideologia, um navio vagando a esmo para arregimentar incautos como passageiros de um cruzeiro de engodo que terminará em alto mar e sem indenizar os idiotas úteis que adquiriram as passagens – talvez até com alguma infecção alimentar tão comum atualmente. Eu quase vomitei ao ler certos “artigos”, como p.ex., o 8º:

Art. 8º: Os integrantes desta entidade consideram que um alto dirigente público tem de possuir um acervo de conhecimentos suficiente para que não tenha de "comer pela mão" de subordinados - inclusive divergentes entre si - ou se submeter às pressões dos lobbies, cujos interesses freqüentemente em nada se assemelham aos interesses da coletividade sobre a qual atuam. (A ênfase é minha o trema também, recuso-me a usar esta besteira de “nova ortografia”).

Quer dizer então que o Lula não sabe o que está fazendo e come pela mão de subordinados e que, se fosse livre, defenderia os interesses da coletividade? Será que ele também não sabia de nada quando fundou o Foro de São Paulo junto com Fidel Castro e estava comendo pela mão de subordinados? Vamos adiante:

Art. 9º: Os integrantes desta entidade não acham que é possível governar "de ouvido", tomar decisões com base apenas no que lhe cochicham os oportunistas, os áulicos ou os que ainda não se libertaram de um ideologismo rançoso, que só sobrevive graças ao sentido folclórico ou museológico que ainda mantém no mundo contemporâneo.

O número de idiotices neste artigo é tão grande que levaria várias páginas para refutá-los! Mais uma vez os “oposicionistas” afirmam que o Lula é o que eles são: idiotas úteis! Até parece Lenin com sinal trocado: acuse-os do que você é! O “ideologismo rançoso” então é demais! Depois de 19 anos do Foro de São Paulo, deste “ideologismo” estar tomando todos os países da América Latina e penetrando celeremente nos EUA através da quadrilha obamista, sendo restaurado plenamente na Rússia pelo KGB que nunca saiu do poder, afirmar que é “rançoso” e “só sobrevive graças ao sentido folclórico ou museológico que ainda mantém no mundo contemporâneo” é burrice demasiada ou má fé!

Finalmente, porque não tenho tempo para uma análise completa, nem o assunto me interessa tanto assim, voltemos aos “artigos” 7º e 11º:

Art. 7º: Os integrantes da entidade aqui constituída não acham que é preconceito exigir preparo das pessoas públicas, especialmente daquelas que detêm as maiores responsabilidades de comando.

Art. 11: Os integrantes desta entidade não se sentem diminuídos pelo fato de eventualmente terem estudado em boas escolas e universidades, pois acreditam que isso, em vez de significar insulto pessoal aos que não tiveram a oportunidade de fazê-lo, lhes pode representar um desafio à busca de oportunidades semelhantes, pelo esforço redobrado do aprendizado, com o que tantos já cresceram, acima de todas as expectativas, próprias e alheias.

Ambos traem um elitismo de quem nada entende de democracia e confunde instrução com boa governança. Se exigirmos diploma para governantes poderemos ter Mao Zedong (professor), Lenin e Fidel (advogados) e outros tantos tiranos instruídos e que passariam com folga por estas exigências.

O elitismo também se revela na frase “Os integrantes desta entidade não se sentem diminuídos pelo fato de eventualmente terem estudado em boas escolas e universidades”! Pois este é o trunfo do Lula: a maioria da população se sente diminuída exatamente pelo oposto e insultada pelos que tiveram oportunidade de fazê-lo, e Lula representa o triunfo deles, o igual a eles que “chegou lá”!

Parece que este pessoal do tal clubinho nunca conversou ou deu a mínima atenção para os iletrados que nos cercam. Tenho um passado boêmio e um presente em que ainda aprecio um bom papo de botequim regado a cerveja, mas botequim mesmo, aqueles chamados pé-sujo da tradição carioca. É nestes lugares – e conversando de igual para igual com pedreiros, entregadores, motoqueiros, etc. - que se aprende a aquilatar o que o povo – a maioria dos eleitores – pensa e como age e vota. Quem passa a vida em ambientes engravatados e refrigerados conversando somente com seus pares, tem certa razão em achar que as pesquisas de opinião são falsificadas pois dos papos de botequim concluo que talvez os 16% não sejam tantos e os 84% tão poucos!

Acordem e façam oposição de verdade!


http://www.heitordepaola.com/publicacoes_materia.asp?id_artigo=687

Nenhum comentário: