sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O CANTO DA SEREIA DAS CAUSAS HUMANAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

12/12/2008

Farol da Democracia Representativa


Divulgado pela Coalizão da Sociedade Civil em Mudança Climática

Londres, 9 de Dezembro de 2008

Nesta semana, os ministros de diversos países se encontrarão em Poznan (Polônia), para o encontro das Nações Unidas COP-14 sobre o clima. Um novo relatório criado pelo Prof. Julian Morris, divulgado por uma coalizão de mais de 50 grupos da sociedade civil, da qual o Instituto Liberdade (Brasil) faz parte, apresenta um severo alerta para estes ministros contemplando uma restrição global em emissões de gases de efeito estufa.

O Professor Morris diz que a restrição em emissões de carbono vai produzir pouco efeito para proteger a humanidade contra a mudança climática mas que aumentará drasticamente a ameaça de uma catástrofe econômica global.

Ele acrescenta: ‘Se os ministros em Poznan concordarem com a restrição em emissões de carbono neste prazo próximo, seria uma loucura econômica. Esta restrição desviaria recursos para tecnologias de baixo carbono e longe de tecnologias de usos mais produtivos, desta forma retardando o crescimento econômico e prejudicando a habilidade dos pobres em resolver os problemas reais que sofrem diariamente, como doenças, escassez de água e desnutrição.’

O Professor Morris chama a atenção de que somente alguns governos europeus estão pressionando fortemente para uma nova restrição global e apenas porque querem projetar suas próprias políticas falhas, causando prejuízos econômicos. Ele conclui: “Pelo bem da humanidade, este canto de sereia européia deve ser ignorado”.

*Qual política a ser adotada em relação à mudança climática? por Julian Morris, publicado em Dezembro de 2009, pela Coalizão da Sociedade Civil em Mudança Climática.
O relatório se encontra disponível em inglês neste arquivo pdf: http://www.csccc.info/reports/report_38.pdf

Julian Morris é Professor da Universidade de Buckingham (www.buckingham.ac.uk) e Diretor da Rede de Política Internacional (International Policy Network), um think tank em Londres (www.policynetwork.net). Para um entrevista com o autor, entre em contato com Kendra Okonski: +4420 7836 0750 ou Caroline Boin: +44 7729 452 507.

Sobre a Coalizão da Sociedade Civil em Mudança Climática – Website: www.csccc.info

A Coalizão da Sociedade Civil em Mudança Climática visa educar o público sobre a ciência e economia da mudança climática de uma maneira imparcial. Ela foi criada como uma resposta às muitas alegações catastróficas sobre o aquecimento global ser uma conseqüência direta e inequívoca da ação do homem, que por sua vez servem como justificativas para o avanço da agenda política da burocracia, intervenção e regulação global.

A coalizão reúne 50 organizações da sociedade civil de 38 países, e todos compartilham do mesmo comprometimento em aperfeiçoar o entendimento do público sobre uma gama de questões em políticas públicas. Todos os membros são organizações sem fins lucrativos, independentes e não subordinados a partidos políticos e governos. A lista dos membros está disponível no website: www.csccc.info/members.php

Nenhum comentário: