quinta-feira, 24 de julho de 2008

EVO MORALES PREPARA FRAUDE ELEITORAL

EVO MORALES PREPARA FRAUDE ELEITORAL

Farol da Democracia Representativa

Alejandro Peña Esclus, de Santa Cruz-Bolívia
Consultor do FDR



O governo de Evo Morales está preparando uma massiva fraude eleitoral para os referendos que se levarão a cabo proximamente na Bolívia, com o apoio da mesma equipe que comete fraudes na Venezuela e usando os mesmos métodos.

A única eleição que Chávez ganhou de forma limpa foi a de 1998; daí em diante vem tergiversando grosseiramente os resultados através do controle das autoridades eleitorais, do voto eletrônico manipulável, com um padrão eleitoral inflado e um sistema de supervisão totalmente enviesado.

Um grupo de cientistas e professores universitários venezuelanos pôs a descoberto estas fraudes, divulgando os resultados de sua investigação na página eletrônica www.esdata.info.

Não satisfeito em cometer fraudes em nosso país, o governo venezuelano pretende exportar seu modelo à Bolívia, Equador e Nicarágua, assessorando os governos desses países para que imitem o mesmo mecanismo perverso.

A fim de neutralizar esta manobra, recomendamos ao povo boliviano e a seus dirigentes opositores, exigir o seguinte:

- Algumas autoridades eleitorais independentes e neutras;
- A entrega – com suficientes semanas de antecedência – do modelo eleitoral, a fim de auditá-lo detalhadamente;

- Membros de mesa eleitos de maneira aleatória;

- Voto e contagem manual;

- Expulsão de “assessores” venezuelanos e cubanos.

Se o governo boliviano se negar a cumprir estes simples e razoáveis termos, ficará evidenciada sua intenção de desvirtuar a vontade popular e, portanto, o povo boliviano terá todo o direito de sair às ruas para protestar – de maneira pacífica, democrática e constitucional – até obrigar o oficialismo a submeter-se ao império da lei.

Esperamos de todo coração que a experiência dos venezuelanos sirva para evitar que outras nações caiam na mesma fraude e sofram a mesma tragédia.

Fonte: www.hoybolivia.com

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: