quinta-feira, 17 de julho de 2008

Operação faxina para abafar escândalo Daniel Dantas não permitirá que desgoverno use Cacciola contra tucanagem

Quinta-feira, Julho 17, 2008

Operação faxina para abafar escândalo Daniel Dantas não permitirá que desgoverno use Cacciola contra tucanagem

Edição de Quinta-feira do Alerta Total http://www.alertatotal.blogspot.com

Adicione nosso blog e podcast aos seus favoritos.

Por Jorge Serrão

Depois do grande acordo que promoveu a operação faxina, nos bastidores, para atenuar os efeitos danosos da Operação Satyagraha sobre o núcleo de poder íntimo do presidente Lula da Silva, praticamente não terá dividendo político para o atual desgoverno o retorno ao Brasil do banqueiro Salvatore Cacciola, acusado de se beneficiar financeiramente do socorro do desgoverno FHC ao falido banco Makra.

Os petistas queriam usá-lo para pressionar e detonar moralmente dirigentes tucanos ligados ao futuro adversário presidencial José Serra. Mas o estouro do escândalo Dantas obrigou os estrategistas a recuarem e renegociarem um abafa generalizado para todos os escândalos. Não será surpresa se, a exemplo de Dantas, Cacciola for solto rapidamente.

Foragido há oito anos, o ex-banqueiro chegou deportado às 4h 30min, em vôo da TAM, no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Graças a um habeas corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça, ele não foi algemado. Cacciola veio acompanhado de quatro pessoas que seriam agentes da Polícia Federal. Ele viajou em uma área reservada da classe econômica.

O advogado de Cacciola, Carlos Elias Eluf, se encontrou brevemente com o cliente na delegacia do aeroporto. O ex-banqueiro teria dito que estava muito feliz por voltar ao Brasil e que confia na Justiça brasileira. A defesa de Cacciola quer agora a libertação do ex-banqueiro com o argumento de que o prazo limite para a prisão temporária teria sido excedido.

Nenhum comentário: