quarta-feira, 28 de maio de 2008

Amazônia tem dono?

Terça-feira, Maio 27, 2008

Alerta Total

Amazônia tem dono?

Um relatório reservado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informa que o empresário sueco Johan Eliasch, consultor do primeiro-ministro inglês Gordon Brown, avaliou que poderia comprar toda a Floresta Amazônica por US$ 50 bilhões.

A Polícia Federal e a Abin investigam o suposto envolvimento de Eliasch com a compra de 160 mil hectares de terra no Amazonas e em Mato Grosso.

Eliasch fez a declaração para estimular empresários ingleses a comprar ou fazer doações para a aquisição de terras na Amazônia.

Pegando o ouro

Conselheiro de Gordon Brown para questões de desmatamento e energia limpa, Eliasch é um dos fundadores da organização não-governamental Cool Earth, entidade que está na lista de ONGs suspeitas de irregularidades na Amazônia

As terras adquiridas a partir da movimentação da ONG estariam em nome da Floream e da Empresa Florestal da Amazônia, empresas sob o controle do Brazil Forestry Fund Investiment.

O fundo foi registrado em Delaware, nos Estados Unidos, onde a legislação proíbe a divulgação de informações sobre os sócios das empresas.

Apenas por coincidência, algumas dessas fazendas compradas pela Floream e pela Empresa Florestal da Amazônia são vizinhas de propriedades onde já existem pedidos para exploração de ouro, segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral.

Nossa soberania

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, garantiu ontem que o Brasil tem competência para determinar os próprios rumos e exercer a soberania sobre a Amazônia, em meio ao debate sobre a internacionalização da região promovido por ambientalistas e pela mídia de fora do País.

Mendes reclamou que "tem havido um certo exagero retórico nesse debate":

"É preciso desemocionalizar a discussão, trazê-la para o plano técnico. É preciso levarmos isso em conta. Não acho que essa questão da soberania da Amazônia esteja em discussão".

Chefão jura que tem dono...

O chefão Lula fez ontem no BNDES uma defesa veemente da Amazônia brasileira, em resposta aos que questionam a soberania do País sobre a região:

Eu queria aproveitar para dizer aqui que o mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono, e que o dono da Amazônia é o povo brasileiro. São os índios, são os seringueiros , são os pescadores e também somos nós, que somos brasileiros, e que temos consciência de que é preciso diminuir o desmatamento, é preciso diminuir as queimadas, mas também temos consciência de que precisamos desenvolver a Amazônia”.

Lula respondeu ao jornal "New York Times", que no dia 18 de maio publicou artigo com o título: “De quem é estafloresta Amazônica, afinal?”, e também usou uma frase muito pronunciada pelos militares sobre a Amazônia: "Esta terra tem dono".

Nenhum comentário: