Terça-feira, Maio 27, 2008
Alerta Total
Um relatório reservado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informa que o empresário sueco Johan Eliasch, consultor do primeiro-ministro inglês Gordon Brown, avaliou que poderia comprar toda a Floresta Amazônica por US$ 50 bilhões.
A Polícia Federal e a Abin investigam o suposto envolvimento de Eliasch com a compra de 160 mil hectares de terra no Amazonas e em Mato Grosso.
Eliasch fez a declaração para estimular empresários ingleses a comprar ou fazer doações para a aquisição de terras na Amazônia.
Pegando o ouro
Conselheiro de Gordon Brown para questões de desmatamento e energia limpa, Eliasch é um dos fundadores da organização não-governamental Cool Earth, entidade que está na lista de ONGs suspeitas de irregularidades na Amazônia
As terras adquiridas a partir da movimentação da ONG estariam em nome da Floream e da Empresa Florestal da Amazônia, empresas sob o controle do Brazil Forestry Fund Investiment.
O fundo foi registrado em Delaware, nos Estados Unidos, onde a legislação proíbe a divulgação de informações sobre os sócios das empresas.
Apenas por coincidência, algumas dessas fazendas compradas pela Floream e pela Empresa Florestal da Amazônia são vizinhas de propriedades onde já existem pedidos para exploração de ouro, segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral.
Nossa soberania
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, garantiu ontem que o Brasil tem competência para determinar os próprios rumos e exercer a soberania sobre a Amazônia, em meio ao debate sobre a internacionalização da região promovido por ambientalistas e pela mídia de fora do País.
Mendes reclamou que "tem havido um certo exagero retórico nesse debate":
"É preciso desemocionalizar a discussão, trazê-la para o plano técnico. É preciso levarmos isso em conta. Não acho que essa questão da soberania da Amazônia esteja em discussão".
Chefão jura que tem dono...
O chefão Lula fez ontem no BNDES uma defesa veemente da Amazônia brasileira, em resposta aos que questionam a soberania do País sobre a região:
“Eu queria aproveitar para dizer aqui que o mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono, e que o dono da Amazônia é o povo brasileiro. São os índios, são os seringueiros , são os pescadores e também somos nós, que somos brasileiros, e que temos consciência de que é preciso diminuir o desmatamento, é preciso diminuir as queimadas, mas também temos consciência de que precisamos desenvolver a Amazônia”.
Lula respondeu ao jornal "New York Times", que no dia 18 de maio publicou artigo com o título: “De quem é estafloresta Amazônica, afinal?”, e também usou uma frase muito pronunciada pelos militares sobre a Amazônia: "Esta terra tem dono".
Nenhum comentário:
Postar um comentário