Quinta-feira, Maio 29, 2008
Alerta Total
Censura absurda
Foi devidamente censurada a palestra sobre fiscalização das urnas eletrônicas que seria proferida pelo engenheiro Amilcar Brunazo Filho no II Simpósio de Direito Eleitoral promovido pela Câmara Municipal de São Paulo, pela OAB-SP e pela Fadesp (Federação das Associações de Advogados do Estado de São Paulo).
A decisão de cancelar a palestra de Amilcar foi assumida pelo presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Rodrigues (PR), que alegou ter sido informado que "a palestra era polêmica".
Rodrigues argumentou que não queria que os assessores políticos inscritos viessem a falar "besteiras sobre as urnas eletrônicas".
Segundo o blog Brasil Acima de Tudo, o convite para o engenheiro Brunazo apresentar a palestra no simpósio partiu do Adv. Everson Tobaruela, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP.
Bombas na abordagem
Na palestra censurada seriam abordados três pontos relativos às urnas eletrônicas brasileiras:
a) o uso das urnas-e fora do Brasil, onde seria mostrado que a tecnologia eleitoral brasileira tem sido rejeitada, por sua insegurança, em todo o mundo;
b) a inexistência da tripartição de poderes no processo eleitoral brasileiro que gera, por conseqüência, o autoritarismo do administrador eleitoral e a falta de transparência e a inauditabilidade nas eleições eletrônicas;
c) como os partidos deveriam se preparar para minimamente fiscalizar o voto eletrônico no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário