domingo, 25 de maio de 2008

Conselho de Defesa

Sábado, Maio 24, 2008


Alerta Total

Conselho de Defesa

Depois de criada a Unasul, fica mais fácil parir outro monstrengo defendido por grupos de poder globalitários, como o Diálogo Interamericano.

Trata-se da criação do Conselho de Defesa da América do Sul - idéia apresentada oficialmente pelo Brasil, mas que ainda é rejeitada pela Colômbia.

O chefão Lula da Silva voltou a lembrar ontem que “é preciso articular uma visão de defesa na região fundada em valores e princípios comuns, como respeito à soberania e a integridade territorial dos estados”.

Mudanças aqui

Lula convidou os países a realizarem uma reunião no Brasil, no segundo semestre deste ano, para discutir os objetivos e o funcionamento do tal conselho.

Lula vai aguardar, estrategicamente, até 7 de setembro, quando os Ministros da Defesa, Nelson Jobim, e de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, prometem anunciar o Plano Estratégico Nacional de Defesa.

Na forma de decreto presidencial, o projeto pretende ser a mais radical transformação organizacional nas Forças Armadas brasileiras, com redução de até 70% no número de oficiais generais e redistribuição dos militares (hoje muito concentrados no Sudeste) pelas demais regiões do Brasil – principalmente a Amazônia.

Releia a matéria: Mangabeira e Jobim preparam plano radical para enxugar as Forças Armadas e renovar os quadros de comando

O que ta pegando?

A Colômbia condiciona sua adesão ao reconhecimento das Farc como terroristas.

A Venezuela diverge da proposta brasileira de criação do Conselho de Defesa.

Por isso, o novo projeto para o conselho deve sair em três meses, lá para o final de agosto ou começo de setembro.

Nenhum comentário: