sexta-feira, 4 de julho de 2008

Apagão da Telefônica, por sabotagem ou falha em software, revela falha na segurança de dados corporativos

Sexta-feira, Julho 04, 2008

Apagão da Telefônica, por sabotagem ou falha em software, revela falha na segurança de dados corporativos

Edição de Sexta-feira do Alerta Total http://www.alertatotal.blogspot.com

Adicione nosso blog e podcast aos seus favoritos.

Por Jorge Serrão

Exclusivo - Informações sigilosas e privilegiadas, que são segredos das corretoras, podem ser roubadas da Nova Bolsa (Bovespa BM&F), gerando lucros milionários a especuladores. As informações são “hackeadas” no sistema de dados antes de serem lançados no painel da Bolsa. O caso, que já é comentário corrente no mercado financeiro, será investigado, sigilosamente, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), indica uma falha de segurança no sistema de transmissão de dados corporativos em São Paulo.

Sabotagem, invasão de hacker ou simplesmente uma falha grave no software (programa) dos super-computadores. Estes são os motivos para o “apagão” da Internet que tirou ontem do ar a rede da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Tudo foi causado por problema técnico, inédito no mundo da informática, que paralisou ontem os serviços de transmissão de dados corporativos da Telefônica, na capital paulista. O sistema só voltou ao ar às 20h 30min.

O caos virtual afetou o mundo real. Impediu os serviços digitais do Detran, o registro de boletins de ocorrência das delegacias e o atendimento para retirada de documentos nas unidades do Poupatempo. Metade dos 12 mil pontos da rede de informática do governo do estado de São Paulo ficou paralisada desde às 22 horas de quarta-feira. Bancos e lotéricas também tiveram problemas de funcionamento.

O presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, não soube precisar a causa do problema. A telefônica acredita que o defeito possa ter sido provocado por um software que controla os equipamentos.

Procon nela...

O Procon de São Paulo, que também teve seus serviços prejudicados ontem, recomenda aos consumidores que busquem devolução do valor pago pelas horas de serviço não prestado e busquem se documentar em relação a todo e qualquer dano em negócio, compromisso ou viagem que deixou de fazer por causa da pane.

De acordo com o Procon, a Telefônica só pode se eximir da responsabilidade de conseguir provar que o problema ocorreu por motivo totalmente alheio à empresa.

A telefônica foi notificada e pode ser multada com base no Código de Defesa do Consumidor, com valores que variam de R$ 200 a R$ 3 milhões.

Nenhum comentário: