quarta-feira, 25 de junho de 2008

Pensamentos esparsos

por Thomas Sowell em 24 de junho de 2008

Resumo: Quem disse que uma noite é um tempo muito longo em política sabia o que estava dizendo.

© 2008 MidiaSemMascara.org


Ao ver o Papa andando num veículo a prova de balas, penso como as coisas mudaram ao longo do tempo. Eu me lembro de quando o presidente Franklin D. Roosevelt deslizava pelo Harlem em carro aberto.

Mesmo que você considere que nossas escolhas presidenciais este ano são entre o desgosto e o desastre, qualquer um que tenha presenciado um desastre real pode lhe dizer que essa diferença não é pequena. É grande o suficiente para que se vá votar no dia da eleição.

Uma das formas de similaridade entre as pessoas é o esforço que elas fazem para se mostrarem diferentes.

Com o tempo, vagarosa mas seguramente, nós nos encantamos em relação a uma ampla gama de questões, de forma que não podemos mais dizer ou fazer o que faça, para nós, mais sentido, mas somente o que é considerado politicamente correto.

O grande juiz da Suprema Corte, Oliver Wendell Holmes, disse que um bom slogan poderia fazer o povo parar de pensar por 50 anos. O grande slogan da eleição deste ano é “mudança” – e ele já fez muitas pessoas pararem de pensar.

Seria difícil pensar numa forma mais ridícula de tomar decisões do que transferir essas decisões para quem não paga preço algum por estar errado. Mesmo assim, esse é o conteúdo de metade das idéias da esquerda.

Diferente de muitos políticos, Barack Obama não hesita. Ele se expõe corajosamente, dizendo coisas mutuamente contraditórias.

Antigamente, chamar alguém de “verde” era menosprezá-lo como alguém inexperiente ou imaturo. Hoje, chamar alguém de verde é exaltá-lo como um salvador ambiental do planeta. Mas é surpreendente como tantas pessoas são verdes em ambos os sentidos. Algumas pessoas consideram errado dizer às crianças que existe Papai Noel, mas, no entanto, acham certo dizer aos adultos que o governo pode dar a todos coisas que eles não podem conseguir por si mesmos. Acreditar em Papai Noel é, aparentemente, ruim às crianças, mas bom para adultos.

Mesmo os medicamentos que estão sendo usados há anos na Europa ou em outros lugares não podem ser vendidos nos EUA, sem a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) [agência governamental americana reguladora de medicamentos e alimentos] – o que pode levar anos, enquanto as pessoas sofrem e morrem por falta de medicamento. Por que não permitir a venda de tais medicamentos com uma tarja vermelha que alerte: “ESTE MEDICAMENTO NÃO É APROVADO PELA FDA. NEM TAMPOUCO DESAPROVADO.”?

A frase “guerra ao terrorismo” é uma infeliz escolha de palavras. São os terroristas que estão declaradamente em guerra contra nós. Qualquer que tenha sido a razão para a invasão do Iraque, foi para lá que os terroristas internacionais convergiram para lutar contra os EUA. A retirada do Iraque não vai impedir a guerra dos terroristas contra nós, mas somente proporcionar-lhes uma imensa vitória, ao mesmo tempo em que a guerra se deslocará para outro lugar.

Se Barack Obama fizesse um discurso sobre boliche, poderia ser brilhante e inspirador. Mas, em vez disso, ele realmente tentou jogar boliche e foi um fracasso. A diferença entre falar e fazer não poderia ter sido mais bem ilustrada.

“Macartismo” é um termo usado para menosprezar a ameaça de subversão interna e espionagem. Mas quaisquer que tenham sido os pecados do senador Joe McCarthy, os esforços de outros mostraram que Alger Hiss não era uma figura da imaginação de alguém; nem tampouco era imaginação a espionagem dos Rosenbergs que entregaram os segredos da bomba atômica americana a Stalin, ou a rede de espionagem da qual Michael Straight, então editor da New Republic, muito tardiamente, admitiu fazer parte.

Quem disse que uma noite é um tempo muito longo em política sabia o que estava dizendo. Apenas seis meses atrás, a grande questão era se Giuliani e Hillary iam disputar, o primeiro contra a segunda, as eleições presidenciais deste ano.

Publicado por Townhall.com

Tradução de Antônio Emílio Angueth de Araújo

Nenhum comentário: