quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Argélia, uma das aproximações da diplomacia brasileira...

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008

Blog do Clausewitz

Argélia: Parlamento aprova reforma retirando limite de mandatos presidenciais

"O Parlamento argelino reunido em sessão extraordinária conjunta, em Argel, aprovou hoje o projeto de reforma constitucional proposto pelo presidente do país, Abdelaziz Bouteflika, que suprime a limitação de mandatos presidenciais e lhe permite se apresentar novamente às eleições..."

Fonte: Yahoo / Efe

Brasil quer acordo comercial com Argélia

"O Brasil tem interesse na negociação de um acordo comercial com a Argélia. O assunto fez parte da pauta dos encontros do ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, com autoridades argelinas que ocorreram nos últimos dois dias em Argel, capital do país árabe. “Quem sabe não lançamos em breve negociações para um acordo-quadro na área comercial entre o Mercosul e a Argélia, primeiro para a concessão de preferências tarifárias fixas e mais tarde um acordo de livre comércio”, disse o chanceler, segundo informações do Itamaraty...

O Brasil, porém, já tem convênios de cooperação com a Argélia em outras áreas e durante a visita de Amorim foram assinados mais seis, sendo três no setor agrícola, dois na seara da saúde e um sobre pequenas empresas..."

Fonte: ANBA

Brasil e Argélia discutem cooperação na área de defesa

"A Argélia está propondo ao Brasil a assinatura de um acordo comercial na área de defesa, que poderá envolver a compra de aviões e equipamentos militares brasileiros. A proposta de um aprofundamento da cooperação foi feita hoje, 10/3, durante a visita do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Argelinas, General Ahmed Gaid Salah, ao ministro da Defesa, Nelson Jobim.

“Se a nossa vontade for compartilhada pelo Brasil –disse o general Gaid Salah – essa cooperação bilateral terá um crescimento significativo já num futuro próximo”..."


Fonte: Min Defesa

Um único comentário meu:

A seguir, uma pequena análise do novo parceiro brasileiro adquirido democraticamente pelo Itamaraty, onde o presidente poderá se perpetuar no poder, conforme nos mostra a reportagem acima... no final, se você chegar à conclusão que esse outro parceiro islâmico é uma fria, você não estará só nas suas conclusões: "A Argélia é um país do norte de África, limitado a norte pelo Mar Mediterrâneo (através do qual se avizinha de Espanha e da ilha italiana da Sardenha), a leste pela Tunísia e pela Líbia, a sul pelo Níger e pelo Mali e a oeste pela Mauritânia, pelo Saara Ocidental e por Marrocos... O sector dos hidrocarbonetos é o pilar da economia da Argélia, sendo responsável por cerca de 60% das receitas orçamentais, 30% do PIB e mais de 95% das receitas de exportação. A Argélia tem a sétima maior reserva de gás natural do mundo e é o segundo maior exportador de gás. É ainda o 14º país com maiores reservas de petróleo... Após a independência, a Frente de Libertação Nacional (FLN) torna-se o único partido do país. Após os motins de outubro de 1988 o multipartidarismo é instaurado. O país conta com mais de 30 partidos políticos, porém o mais importante continua sendo a FLN... O islamismo é a religião oficial. Segundo a Constituição de 1989, a Argélia é uma república socialista. A Frente de Liberação Nacional domina a política argelina desde a independência... Já faz alguns anos que os cristãos argelinos sofrem sob o reinado de violência da Frente Islâmica de Salvação. Os membros deste grupo rebelde muçulmano ficaram conhecidos ao marcharem pelas cidades, cortando as gargantas de aqueles que não viviam de acordo com o seu fundamentalismo islâmico. Dois-terços de argelinos são tão jovens que nunca viram nada além da confusão do sistema socialista...

Clausewitz

Nenhum comentário: