quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Planalto administra pressão nos bastidores para que seja logo fechada a fusão da Oi com a Brasil Telecom

Quinta-feira, Novembro 13, 2008

Alerta Total

Por Jorge Serrão


Foi dada a senha para que o chefão Lula da Silva baixe logo o decreto presidencial que regula o novo Plano Geral de Outorgas nas telecomunicações, para que seja possível a tão esperada fusão da Oi com a Brasil Telecom. Mas os interessados no mega-negócio ainda esperam que a Agência Nacional de Telecomunicações dê a “anuência” ao empreendimento antes do prazo crítico de 21 de dezembro.

O negócio mexe com os interesses de poderosos, como o banqueiro Daniel Valente Dantas, que tem participações na BrT. Enquanto não se conclui, também tira o sono de empresários de peso, como Otávio Azevedo (presidente do Grupo Andrade Gutierres) e Carlos Francisco Jereissati (La Fonte Participações S/A). Os dois são os atuais controladores da Oi, ex-Telemar. O banco Credit Suisse está no meio do negócio de fusão. E o Palácio do Planalto acompanha tudo de perto, administrando pressões nos bastidores.

O presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, garantiu ontem que a empresa não trabalha com a possibilidade de adiamento da aquisição da Brasil Telecom. O contrato assinado prevê que o negócio deve ser fechado até o dia 21 de dezembro, sob pena de pagamento de uma multa de R$ 490 milhões aos controladores da BrT - caso o prazo expire. Atualmente, a Oi sofre com a desvalorização do real, uma vez que cerca de 30% do investimento da empresa sente a pressão do câmbio.

A união Oi-BrT vai criar uma operadora de telefonia com receita anual de R$ 30 bilhões, atuação nacional na telefonia celular e no atendimento ao mercado empresarial. A nova empresa terá presença em todo o País – exceto São Paulo no segmento de telefonia fixa. A grande dúvida é se a nova empresa é criada para valer, ou, simplesmente, é um produto aprontado para ser revendido a uma transnacional pretensa concorrente da Telefônica ou da Embratel.

Alerta Total de Jorge Serrão

Nenhum comentário: