sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Quotas de vergonha na cara...

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2008

Blog do Clausewitz

Câmara aprova cota em universidades para alunos de escola pública

“A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (20), um projeto que reserva metade das vagas em universidades públicas federais, vinculadas ao Ministério da Educação, para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro desta cota, haverá ainda subcotas para beneficiar negros, indígenas e estudantes de baixa renda. O projeto segue para votação no Senado. Segundo o texto, as universidades teriam quatro anos para se adaptar às cotas.

A divisão destas cotas será feita de acordo com o percentual de negros, pardos e índios encontrados na população do estado em que está a instituição de ensino. Em um estado, por exemplo, que tenha 20% de negros, pelo menos 20% das vagas reservadas a escolas públicas terão de ser ocupadas por negros...”

Fonte: Época

Um único comentário meu:

► Nada é perfeito, mas essa medida que reserva metade das vagas em universidades públicas para estudantes do ensino regular público só ajuda no fortalecimento da democracia... em que pese a obtusidade das subquotas raciais inseridas na boa iniciativa, em breve entenderemos todos que os descendentes de negros, mulatos, pardos e os demais indivíduos de genética ainda não tão miscigenada são preteridos no mercado de trabalho não por serem descendentes de escravos ou de indígenas, mas por não terem o acesso facilitado aos livros e letras, acesso esse que os menos pobres têm com mais desenvoltura... e como vamos todos enterder isso? quando não tivermos medo de expor isso de forma individual e de maneira coletiva... se continuarmos com medo, exerceremos uma cumplicidade que só ajudará o exercício da cidadania inversa praticado pelo PT nas diversasa campanhas discriminatórias que visam unicamente à luta de classes...

Clausewitz

Nenhum comentário: