sábado, 7 de junho de 2008

Oligarquia Financeira Transnacional usa mídia inglesa para enfraquecer a Globo na guerra com a Record

Sexta-feira, Junho 06, 2008

Oligarquia Financeira Transnacional usa mídia inglesa para enfraquecer a Globo na guerra com a Record

Edição de Sexta-feira do Alerta Total http://www.alertatotal.blogspot.com

Adicione nosso blog e podcast aos seus favoritos.

Por Jorge Serrão

A Oligarquia Financeira Transnacional – que age a partir da City de Londres – resolveu investir mais abertamente na guerra assimétrica para enfraquecer o poderio das Organizações Globo no mercado de mídia brasileiro. O jornal inglês Financial Times desta sexta-feira adverte que a Rede Globo “corre o risco de ser engolida pelo próprio clone". Segundo os ingleses, a “clonagem” seria praticada pela Rede Record, que estaria "copiando a programação da Globo" e tomando uma parcela de sua audiência.

O “enfraquecimento” da Globo interessa ao magnata da mídia mundial, Rupert Murdoch, que já “parceiro internacional das Organizações Globo”. O empresário anglo-australiano, que é ponta de lança das idéias “globalizantes” da monarquia européia que detém a hegemonia do poder mundial, sonha com uma participação efetiva no capital acionário da TV Globo. Murdoch só espera a Globo se desvalorizar, para que ele faça uma oferta oficial de aquisição de pelo menos 30% das ações da emissora – máximo permitido pela legislação brasileira. No submundo do mercado de comunicação, já se garante, há alguns anos, que Murdoch já tem tal negócio firmado em um contrato de gaveta.

O Financial Times analisa que, apesar das mudanças ocorridas com a audiência e no mercado televisivo no Brasil, a Globo "ainda não está em pânico". No entanto, segundo o texto do correspondente do diário britânico em São Paulo, Jonathan Wheatley, "parece que a emissora corre o risco de ser engolida pelo próprio clone". Segundo o diário inglês, apesar de a programação noturna da Globo não ter sofrido alterações nos últimos 30 anos, a audiência da emissora estaria mudando, não só por conta da rivalidade com a Rede Record, mas também pelo aumento na camada da sociedade que entrou para a chamada "classe média".

Uma outra tática para enfraquecer a Globo, empregada estrategicamente pela Oligarquia Transnacional, é usar o poderio de suas corporações para fortalecer a rival Record – que pertence ao bispo Edir Macedo Bezerra, da Igreja Universal do Reino de Deus. Um dos grandes patrocinadores da Record é banco inglês HSBC Holdings plc (que hoje ostenta um ativo de US$ 113 trilhões e foi considerado o maior grupo mundial de 2007). Além disso, foram os ingleses os autores do maior prejuízo programado para a Globo daqui a quatro anos. Eles facilitaram para que a Record tomasse da Globo o direito de transmitir as Olimpíadas de 2012 (que, apenas por coincidência, terá como sede uma velha cidadezinha da Europa chamada Londres).

Interesse no Brasil

A Oligarquia Financeira Transnacional – que controla o mercado de bolsas de valores – deixa claro que o Brasil é a prioridade nos investimentos para assimilação de empresas em setores estratégicos da economia.

De janeiro a maio, as operações de fusões e aquisições somaram US$ 46,6 bilhões.

O Brasil estaria na contramão do resto do mundo, já que tais operações globais de compra e junção de empresas caíram 37%, enquanto, aqui no Brasil, subiram 128%.

É mais uma prova de que o desgoverno Lula é uma mãe para os banqueiros internacionais e seus controladores reais, através de uma política econômica de juros altos, e câmbio manipulado para desvalorizar o dólar, facilitando a ação de quem especula aqui dentro ou assimila as empresas brasileiras a preço de banana.

Nenhum comentário: