Domingo, 2 de Novembro de 2008
Blog do Clausewitz
Depois não digam que eu não avisei... em menos de quinze dias é o quarto país de cultura islâmica que o Brasil corteja... e muito outros já foram cortejados e das idas e vindas de Lula e Celso Amorim, uma rede de relacionamentos já se formou... agora, uma ingênua Moçambique e uma inexpressiva Jordânia não fazem páreo com palestinos, muito menos com o Irã de Mahmoud Ahmadinejad, anti-americanista e anti-ocidente até os dentes...
E lá está Celso Amorim, aquele amorim de diabo levando cartinhas de amor de sua majestade para Ahmadinejad... por sinal Lula está a viajar novamente e já pretende viajar novamente, dessa vez para o país dos aiatolás... Ahmadinejad tratou de concitar a construção de relações pujantes entre os dois desgovernos, o dele e o de Lula...
Vale uma reflexão sobre as conversações que Amorim travará com seu correspondente iraniano para tratar sobre "questões regionais e internacionais"... notem que o Brasil conversou semana passada com um ministro palestino sobre a possibilidade de uma mediação regional do Brasil em relação à crise no Oriente Médio e agora o Brasil vai se aprofundar nas problemáticas regionais iranianas... o que quer o Brasil do Irã tão próximo de Israel???
Celso Amorim entrega mensagem de Lula a Ahmadinejad
"O presidente iraniano disse que países como Irã e Brasil precisam cooperar em um ambiente tranqüilo para fazer desaparecer os efeitos das economias colonizadoras e que "as novas condições requerem que os dois países lancem as bases para relações dinâmicas, construtivas e fortes".
O presidente iraniano disse também que não existe nenhum obstáculo para a ampliação das relações entre Irã e Brasil, agradeceu a mensagem de seu colega brasileiro e recebeu com alegria sua próxima visita ao Irã, cuja data não foi divulgada.
O chefe da diplomacia do Brasil expressou o interesse do povo e o Governo de seu país na ampliação das relações com o Irã.
"Empresários brasileiros de diferentes setores me acompanharam em minha viagem a Teerã, o que demonstra a vontade política dos líderes brasileiros de ampliar as relações com o Irã", disse.
Amorim deve se reunir com vários responsáveis políticos iranianos, entre eles o ministro de Exteriores, Manouchehr Mottaki, com quem falará de questões regionais e internacionais e da ampliação das relações bilaterais."
Fonte: IG
Um comentário:
A aproximação entre o Brasil e o Irã é algo quase 'natural", pois os dois países possuem muitos interesses em comum, desde os comerciais até os militares.
Postar um comentário